Sabemos que insegurança, receio de tomar decisão errada, dificuldade em comparar opções e pressão externa são algumas características de um cliente indeciso. É bem provável que você já tenha lidado com um assim ao tentar vender seguros.

Afinal, um cliente indeciso hesita em tomar a decisão de compra, mesmo que tenha interesse nos produtos os serviços oferecidos pela Corretora de Seguros, exigindo mais esforço do corretor para efetivar a venda.

Então, como ajudar um cliente indeciso a chegar ao “sim” para ter sucesso no momento da venda? Listamos algumas dicas e práticas. Acompanhe e fique por dentro!

• Entenda quais suas necessidades e preocupações

Faça perguntas abertas para entender os pontos que estão dificultando a tomada de decisão do cliente. Escute atentamente e mostre empatia em relação às preocupações dele. Quando você compreende as demandas do cliente, pode apresentar soluções personalizadas para ajudá-lo a decidir.

Além disso, a escuta atenta mostra ao público que você tem preocupação genuína em atender as expectativas e necessidades dele. Essa qualidade é valorizada e conta pontos para um cliente indeciso.

• Apresente as opções de maneira clara e objetiva

Ofereça ao cliente uma variedade de opções, com os prós e contras de cada uma delas, para que ele possa tomar uma decisão informada. Mostre as vantagens de cada opção e os possíveis desafios que ele pode enfrentar, caso não tome nenhuma decisão.

• Forneça informações adicionais

Disponibilize informações adicionais, como casos de sucesso ou depoimentos de clientes satisfeitos, para mostrar ao cliente que você é confiável e que pode ajudá-lo a tomar uma decisão informada.

• Use técnicas de fechamento de vendas

As técnicas de fechamento de vendas, como a oferta limitada de tempo, incentivam o cliente a tomar uma decisão rapidamente devido ao receio de perder um benefício. Você pode, por exemplo oferecer descontos ou bônus para o cliente que fecha a venda dentro de um determinado período de tempo.

• Mantenha contato

Mantenha contato com o cliente de maneira educada, mas faça isso de forma regular e sem ser invasivo. Exagerar na frequência e no tipo de abordagem pode colocar tudo a perder, fazendo com que o cliente desista de vez da negociação.

Por isso, também é importante acompanhar a jornada de compras do público e avaliar qual estágio do funil de vendas cada um se encontra. E ainda, lembre-o de que você está disponível para ajudá-lo com quaisquer dúvidas e preocupações que ele possa ter.

• Seja paciente e persistente

A decisão do cliente pode levar tempo, sendo necessário acompanhá-lo por várias semanas ou meses até que ele esteja pronto para fechar a venda. Seja paciente e persistente, mas sem ser insistente ou agressivo em sua abordagem.

Não basta apenas convencer o cliente indeciso a comprar, é preciso fidelizá-lo.

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