Você sabe que as oportunidades no mercado de seguros não param de crescer, mas é necessário ter cuidados para não praticar equívocos já que o sucesso depende de bons hábitos de trabalho.

Leia abaixo quais são e como evitar os erros mais comuns cometidos por quem é corretor de seguros iniciante:

Erro 1. Não coletar informações completas dos seus clientes
Desconhecer as necessidades do consumidor é um erro frequente. Ter um relacionamento mais próximo ajuda na geração de oportunidades e na oferta de produtos adequados as necessidades dos clientes. Por isso, é preciso ir além das informações que o questionário de avaliação de risco do seguro exige e conhecer verdadeiramente o perfil de cada um.

O ideal é ouvir com atenção e paciência para se empenhar em oferecer o que os clientes precisam. É preciso fazer um atendimento personalizado para aumentar chances de fechar um bom negócio para o seu cliente, que automaticamente, será um bom negócio para você.

Erro 2. Não pensar no relacionamento a longo prazo
A perda de uma série de clientes em potencial pode ser uma consequência a longo prazo. Em razão disso, é preciso manter um relacionamento duradouro com esse público, sendo o mais relevante e confiável possível.

Outra dica para manter um relacionamento de longo prazo com o cliente é criar um canal de comunicação para anunciar novos e complementares produtos e se manter próximo do segurado. Já pensou em fazer uma lista de transmissão no Whatsapp para anunciar os produtos?

Erro 3. Não entender as etapas do funil de vendas de seguros
A implantação do funil de vendas deve fazer parte do planejamento estratégico de toda Corretora de Seguros. Corretores que não dividem o ciclo da venda em etapas para saber exatamente onde estão perdendo negócios, não conseguem ajustar suas estratégias para fazer o lead avançar no funil.

Estar atento a isso é fundamental para manter o controle sobre as negociações. Por isso é tão importante fazer projeções e acompanhar a evolução dos negócios. Ter um bom planejamento e usar as ferramentas certas, que permitam agendar contatos futuros e registrar as interações com os leads, faz parte dessa etapa.

Erro 4. Não querer se atualizar
A maioria dos corretores de seguros inicia uma corretora com apenas 1 ou 2 funcionários, muitas vezes com algum familiar, e em grande parte com recursos mais limitados.

Nessas corretoras, há uma percepção de que não é necessário investir em ferramentas especializadas e em tecnologia para gerir a corretora ou comercializar seguros. Por mais que seja possível fazer uma gestão manual e analogicamente, pelo método já ultrapassado de controle de processos, isso é um equívoco, pois ferramentas como um sistema para corretoras de seguros proporcionam diversos benefícios.

Além de otimizar as atividades, reduzir custos e aumentar a produtividade, diminuem as dores de cabeça no futuro, quando a corretora crescer e a utilização de um sistema se tornar indispensável. E não é preciso fazer grandes investimentos nesse sentido.

Hoje em dia existem várias opções de softwares para corretoras de seguros por um preço bem acessível, além de versões mais básicas de sistemas mais completos utilizados pelas grandes corretoras.

Erro 5. Não segmentar sua carteira de clientes
Muitos corretores de seguros iniciantes acabam atendendo diferentes regiões e perfis de clientes, visando gerar o maior número de vendas possível. Entretanto, essa atitude pode não ser muito vantajosa, pois o lucro da renovação é maior que o lucro em contratos novos.

Buscar novos clientes e começar tudo novamente é muito mais difícil que conservar aqueles que já temos. Uma boa forma de agir é focar em grupos específicos, como empreendedores.

A segmentação é importante, por isso, separe cada cliente por perfil e ramo do seguro. O foco deve estar em fidelizar clientes e não em sempre buscar novos. Isso ajuda o corretor de seguros iniciante a passar uma boa impressão.

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