Muito se fala que é mais fácil manter os clientes atuais ativos, do que conquistar novos clientes, e isso realmente é real. De qualquer forma, tanto para manutenção de clientes, quanto para novos clientes, a boa comunicação é essencial para aumentar as suas vendas!

Pesquisas apontam que muitos corretores possuem certa dificuldade ao manter um bom relacionamento com os clientes, por vários motivos, seja pela correria, pela comunicação, pela falta de organização, entre outras situações.

Por isso, reunimos 5 lições para melhorar a comunicação com clientes. Confira abaixo:

  • Reveja sua Comunicação

Quando você entrar em contato com seu cliente, a sua maneira de se comunicar pode não ser compreendida. Sempre que possível, tente manter um padrão de comunicação e garanta que sua mensagem seja clara e simples, usando todas as regras da Língua Portuguesa, sem uso de gírias ou regionalismos.

Procure manter um bom relacionamento com os clientes. Elogie constantemente os bons serviços prestados pela sua seguradora, sem citar os erros ou falar mal de outras empresas. Fazer isso contribuirá para que seu cliente tenha uma melhor percepção do seu negócio, assim como confiança nas suas informações.

  • Seu Cliente pode ser amigo, mas ainda é Cliente

Por maior a “intimidade” que você tenha criado com seu cliente, através de sua relação de confiança, ele continua sendo seu cliente. Assim, mesmo que o tom de voz adotado por você seja descontraído, o contato permanece sendo uma oportunidade de negócio. Portanto, não seja invasivo na abordagem pessoal.

É válido, em alguns casos, ter um atendimento personalizado e diferenciado para seus clientes. Embora isso não seja a regra, tente não extrapolar demais no tom informal de comunicação. Desde que todos os contatos mantenham uma boa maneira de falar e de ouvir, você estará simplesmente criando laços mais fortes em seus negócios e passando credibilidade.

  • Comunique-se de forma transparente

Essa é uma das principais dicas para os corretores. Sabemos que alguns planos e serviços, oferecidos aos clientes, podem ter valores maiores e algumas “pegadinhas” de promoção, entrelinhas, serviços, etc., entretanto, esconder preços, cotações, informações ou dificultar o acesso aos custos, apenas para “não assustar o comprador”, pode ser arriscado.

Por isso, seja transparente quando for solicitado e, sempre que possível, entenda a realidade do seu cliente. Nestes casos, você precisa trazer valor, benefícios, diferenciais, encantar tanto o cliente que ele não vai ligar para o preço acima do desejado. Valor é diferente de preço!

Se ainda houver dúvidas sobre o que está sendo oferecido ao seu cliente, é bom lhe dar uma chance para explicar. Se não houver sincronia entre os dados apresentados pelo comprador e os dados dentro do seu próprio plano, você será quem o usuário irá buscar no caso de qualquer divergência. Assim, só você poderá auxiliar e mostrar uma visão mais clarificada de qualquer problema apresentado por ele.

  • Empatia é o segredo

Tente sempre se colocar no lugar do seu cliente. Você deve saber a realidade do seu comprador, para oferecer sempre o produto mais adequado para ele. Entenda suas dificuldades e busque oferecer o melhor para cada situação, não para seus anseios.

Muitas vezes, uma venda maior pode ser aceita por seu cliente, mesmo que ele não use tudo o que precisa. Entretanto, o ideal é oferecer planos suficientes para as necessidades do seu cliente. Nesse caso, há um ganho mútuo. Ele comprará a menos, mas terá total confiança em você, portanto, ele continuará comprando de você, fará indicações, você venderá mais.

  • Esteja disponível

Ninguém gosta de esperar por uma resposta, certo? Seu cliente também não. Isso deve ser levado em consideração.

Com a chegada de mensageiros instantâneos, o atendimento pode fugir do seu horário de trabalho. Apesar de não recomendado que você trabalhe fora do seu expediente, é importante que você se mostre disponível sempre que possível, respeitando (claro) seus limites.

Ao seguir e aplicar essas dicas em seu dia a dia, você pode melhorar a comunicação com clientes e garantir um melhor serviço.

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